A criança artista: um estudo sobre os métodos de Steven Spielberg e Jacques Doillon para o cinema americano e francês a cerca do universo cinematográfico infantil trata-se de um trabalho desenvolvido através de uma pequisa bibliográfica e de campo sobre os principais métodos utilizados pelos dois maiores diretores que abordam a complexidade de dirigir uma criança no mundo cinematográfico. Tendo uma história parecida e um antecessor em comum, sendo este François Truffaut, os dois diretores possuem um histórico amplo e diferente em que dirigiram protagonistas crianças em filmes de grande complexidade, tais quais para Spielberg: AI. Artificial Intelligence (2001), E.T the Extra-Terrestrial (1982) e ainda War of the Worlds (2005), e para Doillon: La Drôlosse (1978), Ponette (1996) e Un sac de Billes (1975).
Com a descoberta de algumas dessas técnicas, será destacado do decorrer desse trabalho, a experiência de aplicar tais descobertas em algumas crianças selecionadas para participar através do projeto "a poética cênica e seus dispositivos e estratégia de transmissão." A aplicação dessas técnicas são feitas através da reprodução de cenas de filmes selecionados desses diretores, buscando assim identificar qual dos dois métodos descobertos a criança se sente mais a vontade para atuar.
É importante destacar nesse momento que a criança por ela mesmo já é natural em cena, e já transmite um olhar de verdade para a câmera sem ao menos solicitarmos, a visão inocente do olhar de uma criança já faz os espectadores projetarem a verdade cênica que eles querem enxergar. A grande questão nesse projeto é entender como a criança deixa de ser vista como inocente em cena, quais as técnicas que Spielberg utiliza, por exemplo, quando quer que a criança (interpretada por Haley Osment) seja vista como um robô, ainda que tenha um pequeno traço de humanidade, ou ainda, como Doillon quer que a sua atriz mirim seja vista como uma provocadora jovem mulher, que tenta convencer um adulto a deixa-la grávida. São questões complexas que não vemos com freqüência no cinema que busca entreter, portanto de grande importância a ser analisado.
Há possibilidades do ator infantil ser tratado como um objeto de cena, ou seja, de não saber exatamente a complexidade de seu papel, ou ainda de não entender o que esta representando, e por isso repete e se deixa manipular pelo que o diretor diz. Ou ainda pode ser que todo o trabalho não dependa do artista mirim em questão, e sim de uma equipe de edição que fará com que toda a história ganhe significado aos nossos olhos, ou talvez a criança possa realmente ser igualada a um artista adulto e fazer seu papel como consciência de cada palavra pronunciada e cada ação exercidas. Essas são hipóteses que o trabalho em questão buscará desvendar.
Para buscar entender as técnicas principais utilizadas por esses dois diretores em questão, é de extrema importância que se analise brevemente a história da criança no cinema mundial assim como uma pesquisa igualmente breve sobre o momento histórico em que os países desses dois diretores (EUA e França) viviam no determinado momento em os filmes com protagonistas infantis eram lançados. Exemplo de tal importância é o papel que a jovem Shirley Temple teve no país de Steven Spielberg quando o cinema precisava ser uma distração para o país que se encontrava em guerra. A jovem atriz tinha como objetivo distrair e animar os cidadãos americanos enquanto seus soldados eram mandados para campos durante a II guerra mundial. Aspectos políticos-econômicos sempre estiveram presentes, ainda que indiretamente, em produções cinematográficas, e portanto a análise desses acontecimentos juntamente com os filmes de cada época pode nos ajudar a enxergar a ascensão de espaço e importância que a criança adquiriu no cinema.
É válido destacar que o tema em questão é pouco discutido no Brasil e que a criança no cenário nacional ainda não atingiu um aspecto de tal complexidade como no cenário internacional. É, portanto, de extrema importância a existência de um estudo sobre tal sujeito.
Aluna de Artes Cênicas da Universidade de Vila Velha. Blog sobre o desenvolvimento do projeto de tcc desenvolvido por mim. Serão postados aqui todas as minhas considerações sobre a pesquisa do tema escolhido, assim como as análises dos filmes e vídeos em que utilizarei os métodos descobertos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário